domingo, 22 de agosto de 2010

Caindo

Comecei a reparar que tenho uma certa mania de caminhar olhando pro chão. Não por estar procurando alguma coisa na calçada, tentando achar uma maleta cheia de dinheiro em uma rua vazia e acabar milionário chutando pedras no chão. Eu ando olhando pro chão por ter medo de olhar pra minha frente e acabar me distraindo com alguma coisa que faça meus olhos perderem o foco do meu caminho, deixando meus pés dar passos em falso e causando uma queda bruta no meio da calçada ou rua em que passo.

O meu medo de cair consiste, basicamente, em acabar machucando as minhas mãos. É idiota, eu sei. Essa fixação com as minhas mãos vem por eu não saber quando vou precisar cumprimentar alguém, dar um tchau praquela pessoa que passa do outro lado da rua ou, quem sabe, dar um soco num cara que tentou roubou minha carteira.

Se eu estiver com minha mão machucada não cumprimentarei a pessoa que me estende a mão por achar que ela pode acabar me ferrindo no aperto; não acenarei um tchau até o outro do outro lado da rua por ter vergonha de mostrar que minha mão tem sangue porque eu tropecei em algum descuido meu e acabei me ferrindo; não darei um soco na cara do outro sujeito porque doerá mais em mim do que nele.

Prefiro machucar meu rosto do que minha mão. Aquela coisa de "dar-a-cara-a-tapa".

Quero manter minhas mãos decentes caso eu venha a cair, porque se eu cair sei que alguém irá me ajudar a levantar e, antes de qualquer coisa, me estenderá a mão para me ajudar. A mão!

Mas não é que eu queira ter a mão limpa, saudável, macia, cheirosa quando alguém me ajudar a levantar; eu quero ter a mão limpa pra quando ver alguma pessoa cair, poder estender a minha mão e ajudá-la. Quero estar com as mãos limpas pra que alguém venha e me segure pela mão quando eu volto pra casa no fim do dia. Pra andar de mãos dadas sem me preocupar em cair, sabendo que tem alguém ao meu lado pra me ajudar a levantar. E quando levantar, poder olhar nos olhos do outro e perder o meu foco sentindo a brisa batendo no meu rosto enquanto eu caio e dou risadas do meu descuido, da minha infantilidade. Do meu cair. Porque eu ando caindo muito ultimamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário